quinta-feira, 27 de abril de 2017

Continuando a conversa...

Oi gente, beleza? Voltei pra continuar a minha história de como me apaixonei pela leitura, vamos lá?

 Então como eu ia dizendo, a minha tia sempre levava uma revista ou outra pra gente, lembro que uma vez ela arrumou duas iguais que tinha como matéria de capa o nascimento de bebês de proveta(acho que eram quádruplos ou quíntuplos, não​me lembro), e a gente tinha o maior xodó, mas eu nem sabia ler ainda...
Nisso o tempo foi passando e a gente ( minha irmã e eu) foi lendo de tudo; Gibi, revista, jornais. Sério! A gente lia o que fosse!!! Ai tinha uma vizinha nossa que estava pra se mudar, e deu alguns brinquedos pra nós, e no meio dos brinquedos veio alguns livros, só que não eram livros pra criança, e minha tia resolveu guardar eles separados.
Ai passou um tempo, e a gente continuava lá, com as nossas Caprichos antigas, eu amava a parte que tinha os "colírios", tive vários futuros namorados. Mas como criança é fogo, um certo dia, quando minha tia estava entretida com outras coisas, resolvi dar uma olhada nos livros que estavam separados, que afinal nem estavam escondidos. Como faz muito tempo, eu não me lembro se todos os livros que tinha ali foi a vizinha que deu, ou se minha tia ganhou de outra pessoa, só sei que descobri o paraíso, porque como ficamos sem tv, umas de nossas diversões era ler. E nem era tanto livro assim não, mas cabeça de criança tudo ganha uma dimensão diferente.
Vou citar alguns do que eu me lembro:

O meu preferido era Viagem ao Centro da Terra, do autor Júlio Verne.

Eu lia esse livro toda hora, eu terminava e já recomeçava a ler no mesmo dia.E a historia e essa mesmo, um velho pesquisador consegue um livro antigo que tinha as coordenadas pra chegar ao centro da Terra.Depois de um certo temo eu já comecei a pensar que tinha assistido um filme desse livro, de tantas imagens que eu fui criando na minha mente.Fora o tanto que eu ria!Bom demais.

Mariana, do autor Pedro Bandeira.
Esse era um livro bem adolescente mesmo, conta a história de uma menina que tinha os pais divorciados e que estava vivendo o primeiro amor...Eu não via a hora de viver algo parecido.

O portão do paraíso, da autora Giselda Laporta Nicolelis .
 Esse livro já é de uma temática mais pesada, fala sobre pedofilia, primeira vez e gravidez na adolescência. Esse eu já acho que não era a hora pra mim ler, pois a primeira vez que tive contato com ele , eu tinha uns 9 ou 10 anos, e acho que apesar de eu já ser "mocinha" naquela época, foi um choque pra mim, mas mesmo assim meu coração deu uma balançada pelo primo dela. Ai esses dias fui ler uma parte da historia, e quando eu li a descrição dele, eu não acreditei; pensa num bicho feio! kkkk

Moleques de rua, do autor Roberto Freire.
Esse livro também é mais profundo,e fala sobre um menino de rua que presencia a chacina dá Candelária, e tem o sonho de mudar o mundo. Eu tinha muita pena dele, e eu nunca gostava de ler o final, porque me dava a impressão de as coisas não tinha acabado bem de verdade.(Vai ler que você me entende)

Quarto de despejo,diário de uma favelada, da autora Carolina Maria de Jesus.
Esse é o meu segundo favorito. É o diário de Carolina, uma favelada que enfrenta todo tipo de adversidade pra sobreviver e sustentar os filhos.Esse por se tratar de um diário, eu podia ler em qualquer página,e eu adorava, até que em um belo dia minha irmã resolve ler a contracapa e descobre que ela já tinha falecido a não sei quanto tempo!Pensa num medo de alma penada! Até a gente ter coragem de ler de novo, foram uns três dias.

Tom Sawyer detetive, do autor Mark Twain.
 Esse minha irmã trouxe emprestado dá escola e nunca devolveu( não façam isso) , e conta a história de dois adolescentes que se envolvem numa trama inacreditável pra tentar solucionar um crime. O clima de suspense era tanto, que ate hoje sinto calafrios só de lembrar.

Alguns livros da coleção Para gostar de ler. Essa coleção reúne vários autores nacionais.


Esses foram uns dos livros que marcaram a minha infância.
Agora estou na busca de alguns deles novamente, as está difícil, viu?
Bom, e basicamente foi assim, mas tem outras histórias que assim que eu for lembrando, venho aqui pr contar pra vocês ok?
Muitos beijos, e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário